Notícias

Ainda há tempo!

Vivemos uma época de poucos valores, onde sobejam exemplos de descaminho moral, de pobreza espiritual, de egocentrismo e de enorme privilégio do “ter” sobre o “ser”. Soma-se a isto uma pobreza cultural, um baixíssimo nível educacional e as mazelas se esparramam pela sociedade. Brasileiros estão vivendo isto todos os dias.

O Ser Humano é essencialmente social. Mas a sociedade está moribunda. O conjunto de valores que se havia construído, baseado no aprendizado da civilização judaico-cristã, se esvaziou, se perdeu. Repentinamente, tudo que era importante virou motivo de esculacho, chacota, desprezo. O respeito, a dignidade e o amor, já parecem palavras sem sentido.

É preciso, urgente, mudar isto! E o caminho para esta mudança é moral, ético, educacional e espiritual. Precisamos resgatar o valor do outro em nossos corações. Precisamos nos desenvolver como sociedade, como conjunto, todos querendo o bem de todos: “o bem comum”.

Ainda é possível dar uma guinada e abandonar essa trilha de servidão e culto ao “eu” e ver no “outro” a mesma importância que vemos em nós mesmos.

Há sete anos, o FAS – Fórum ADCE para Sustentabilidade vem debatendo a "Sociedade Sustentável" pelo viés dos valores. É um espaço onde todos trabalham, criam e se doam buscando ideias para implementar o bem comum. O FAS é uma busca de mudança. Ali se debate valores éticos e morais, principalmente no ambiente do trabalho, mas também no dia a dia das pessoas. A reconstrução da sociedade requer rumo e ali buscamos exatamente encontrar um rumo. As pessoas precisam perceber que a sociedade é um organismo único. Que cada um só estará bem se os outros estiverem bem.

Comece a mudança já! Comece por você, por suas idéias, por suas ações, por seus valores. Resgate em você o respeito ao próximo, o amor aos seus pais e aos seus filhos, a dedicação aos seus amigos, a fraternidade com os seus semelhantes, o amor ao próximo e o respeito e a tolerância ao sagrado: o seu e o dos outros.

Comece, ainda há tempo!

Antonio D'Amico

Presidente da ADCE-RS

 

O PAS - Prêmio ADCE de Sustentabilidade está na quarta edição e já tem os indicados de cada regional

O PAS - Prêmio ADCE de Sustentabilidade é destinado a reconhecer, anualmente, na sociedade, ações que sejam voltadas para a concretização da “Sociedade Sustentável”, que se destaquem pelo ineditismo/inovação da ação, ou pelo resultado concreto obtido, não sendo “necessariamente” uma ação ambiental. O conceito de Sustentabilidade abordado pela ADCE inclui obrigatoriamente a sustentabilidade do meio ambiente, mas vai além disso, contemplando todos os mecanismos necessários para objetivarmos a “Sociedade Sustentável”.

 

ADCE Caxias do Sul

Premiado - Powermig / ECO-GÁS

A Powermig desenvolveu um sistema integrado de controle de gás, que possibilita a regulagem de forma sinérgica e automática, de acordo com a corrente de soldagem, durante todo o processo de solda. Este sistema indica o consumo instantâneo ou cumulativo de gás, podendo ser zerado diariamente, o que confere o controle preciso do uso para cada processo.

Todo o ajuste de parâmetros é feito através do equipamento, sem a intervenção do operador. O ECO-GÁS indica erro quando houver falta de gás, ocasionando a parada imediata do equipamento. Há também a indicação de erro por vazamento ou baixa pressão.

 

ADCE Vale do Rio Pardo

Premiado - Sicredi Vale do Rio Pardo / Cooperativa Escolar Brotando da Terra

O projeto, que envolve 48 estudantes dos 6º, 7º e 8º anos, é uma iniciativa pioneira da Cooperativa de Crédito Sicredi Vale do Rio Pardo, por intermédio do Programa A União Faz a Vida, como forma de estímulo ao empreendedorismo rural e liderança comunitária.

A Cooperativa Escolar é uma associação de estudantes com finalidade educativa, podendo desenvolver atividades econômicas, sociais e culturais em benefício dos associados. Busca formular uma proposta pedagógica com base na participação ativa e autônoma dos jovens estudantes em atividades práticas/reflexivas, mediadas pelo corpo docente e apoiadas pelas famílias e moradores da comunidade.

O cooperativismo escolar visa facilitar o processo de aprendizagem, despertar o espirito de cooperação, estimular a independência social, econômica, política e cultural de jovens cidadão do interior do Estado do Rio Grande do Sul. Fortalece a educação emancipatória, resignificando experiências de aprendizagem em uma comunidade rural do município de Sinimbu e traz um olhar para a busca de novas lideranças que pensem o meio rural como algo sustentável e um lugar prazeroso para viver.

 

 

O cientista brasileiro, Marcos Eberlin confirmou presença no 7º FAS

Conhecido internacionalmente pela TDI - Teoria do Design Inteligente, Marcos Eberlin vem ao 7º FAS para proferir a palestra "A Sociedade dos Homens e a Sociedade de Deus: Onde Estamos?" Este tema tem como objetivo debater a sociedade atual. A sociedade de hoje relativiza tanto a dimensão humana como a divina criando uma base volátil de relacionamento, que tem levado a humanidade ao caminho da solidão, da autodestruição e da perda do sentido da vida. Por isso é preciso resgatar a base tangível que existe nas relações humanas, norteada pelos valores absolutos.

Marcos Eberlin é um químico brasileiro, cientista, professor do Instituto de Química da UNICAMP, membro da Academia Brasileira de Ciências e recebeu a Ordem Nacional do Mérito Científico. É presidente executivo da Sociedade Brasileira de Design Inteligente e coordena o "Núcleo Discovery-Mackenzie", uma parceria entre o Discovery Institute e a Universidade Mackenzie. É membro fundador e participa desde a fundação do Comitê Executivo da Sociedade Internacional de Espectometria de Massa. Coordena o Laboratório ThoMson de Espectometria de Massa da UNICAMP.

 

Inscrições patrocinadas

Visando o melhor aproveitamento para a disseminação do conhecimento e oportunizando a todos que possam participar do 7º FAS, a ADCE negociou patrocínios para as inscrições no evento, fazendo com que o investimento seja realmente de baixo custo para participar nos dois dias.

As inscrições patrocinadas estão disponíveis para todos e basta fazer a opção por uma "categoria patrocinada", no ato da inscrição. Isto possibilitará sua inscrição com um super desconto.

Inscreva-se já, vagas limitadas!

 

A Socialização será o tema central do evento

Pelo sétimo ano consecutivo, a ADCE-RS, o GEELPA e o DICIELB vão realizar o seu fórum para sustentabilidade, que debate a "Sociedade Sustentável" pelo viés dos valores.

Como em todos os eventos anteriores, muito se está trabalhando para montar um programa adequado, com palestrantes com elevado conhecimento referente aos temas das palestras.

O tema central escolhido para o 7° FAS - Fórum ADCE para Sustentabilidade é a "Socialização".

Desde já, sejam bem vindos ao 7° FAS.

Informações: ADCE (51) 33320811 carlos@conexaosocial.com.br

Divulgue e gerencie online cursos e eventos